dilluns, 3 de novembre del 2014

Não se pode falar de uma separação do que nunca esteve unido

A Catalunha quer a independência, não a separação da Espanha. Aquilo que nunca esteve unido, não pode ser considerado como separação.

A ideia mais recorrente e presente nos discursos de muitos brasileiros, tanto residentes na Catalunha, como brasileiros no Brasil, é: “Não tem sentido separar, assim como não tem sentido separar o Rio Grande do Sul do Brasil”. 

Esclarecendo: estamos falando de duas histórias completamente diferentes e de sentimentos distintos. Como se viu pela história aqui apresentada, a Catalunha é Catalunha muito antes de ser Espanha. Somente há 300 anos, fruto de uma imposição, contra a qual o povo vem desde sempre lutando. O caso do Rio Grande do Sul, desde que o Brasil é Brasil o estado faz parte da nação brasileira. Se você pergunta a um brasileiro de onde ele é, a resposta é "do Brasil", depois pode ser que diga que é gaúcho, mineiro ou baiano, orém, se você faz a mesma pergunta a uma pessoa aqui, antes de dizer que é espanhol (sentimento que muitos nem cogitam dizer e sentir), a resposta é "catalão, vasco ou galego". 

Resumindo: consideremos a História para entender o sentimento e desejo do povo catalão.

Cap comentari:

Publica un comentari a l'entrada